Por que você deveria estar falando sobre biorrefinaria

Não é possível falar de sustentabilidade e ignorar o surgimento de soluções que combinem viabilidade econômica e produção ecologicamente amigável (o chamado eco-friendly). A biorrefinaria é uma destas alternativas. E, neste post, apresentamos os motivos do porquê você deveria estar discutindo sobre essa tecnologia.

O que é a biorrefinaria?

A biorrefinaria é modelo que busca converter a biomassa em biocombustíveis, bioenergia e bioprodutos que sejam interessantes comercialmente. A biomassa, por sua vez, é toda matéria orgânica que, ao invés de ser descartada, recebe tratamento e é transformada para outros fins — como cascas de frutos e grãos, papéis e papelão, e galhos, folhas, serragem e dejetos.

 

Temos um post especial dedicado apenas à biomassa, que você pode ler aqui: Entenda os benefícios do uso da biomassa.

E por que a biorrefinaria é tão interessante?

Em primeiro lugar, pois se utiliza de uma fonte renovável e que também seria descartada ou pouco aproveitada. Promovendo, assim, uma nova vida para esses materiais que, de outra forma, poderiam contribuir para a poluição de nossas cidades e áreas verdes. E esta tecnologia chega em um momento onde a demanda por novas formas de produção de energias mais limpas é cada vez mais urgente. 

 

O crescimento sustentável em escala global e com o menor impacto ambiental possível deve ser uma prioridade da indústria. Em um artigo escrito para a BSS Magazine, o Prof. Bruce Sithole (Diretor e Cientista-Chefe na Biorefinery Industry Development Facility na Universidade de KwaZulu-Natal, na África do Sul) alerta para a necessidade de que os recursos alternativos e renováveis tornem-se parte fundamental das matérias-primas utilizadas na indústria.

 

O professor se utiliza do exemplo da indústria madeireira, da celulose e papel (Forestry, Timber, Pulp and Paper — FTPP), onde apenas 47% do valor das árvores é aproveitado e o restante é descartado como resíduo. Agora, imagine as possibilidades que tais resíduos podem ter se reaproveitados da maneira correta. Isso pode ser realizado através das biorrefinarias.

Pesquisa e desenvolvimento na área de biorrefinaria.

É neste ponto que entram as soluções em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D&I). O estudo e a elaboração de projetos de inovação na área de biorrefinaria contribui não apenas como uma forma de resolver um problema latente relacionado ao desperdício de matérias-primas. Mas também como uma maneira de apresentar oportunidades e novas tecnologias que farão a indústria como um todo evoluir. 

 

No exemplo da indústria FTPP, proposto pelo Prof. Sithole, há um apontamento que ilustra perfeitamente este argumento: “Projetos de P&D&I em  biorrefinaria abordam diretamente alguns dos desafios associados à transição para uma economia verde e a implementação adequada das tecnologias pode resultar em mais de 90% da utilização da árvore”.

 

Ou seja, é bom para o planeta, já que carrega em si o viés sustentável e renovável; e bom para o empresário, que permanece competitivo e contribui para movimentar o seu setor, uma vez que o efeito sustentável estende-se também para a questão econômica.

 

Na BSS Magazine, discutimos diversas temáticas relacionadas à biorrefinaria, além de trazer a opinião de especialistas, perspectivas e novas tecnologias nessa área. Faça o download gratuito! 

Tags :
Uncategorized
Share This :

Contato

Criado por: Coletivo Lift

Copyright © 2021. Todos direitos reservados.