Bioenergia: entenda os benefícios do uso da biomassa

Em novembro, tivemos o prazer de apresentar o webinar “Bioenergia em Portugal: oportunidades e desafios”, onde conversamos com especialistas da área na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Para assistir, clique aqui. Hoje, queremos expandir a discussão trazendo aqui para o blog os principais benefícios do uso da biomassa.

O que é biomassa?

Chama-se de biomassa toda matéria orgânica utilizada na produção de energia. Desta forma, é considerada uma energia limpa, pois promove o reaproveitamento de resíduos que seriam descartados. A energia produzida a partir da biomassa é chamada de bioenergia

 

A biomassa pode ser produzida a partir de diversas matérias primas, entre elas a serragem, papéis utilizados, bagaço de cana de açúcar, galhos e folhas de boda, papelão, óleos vegetais, como o óleo de palma, e cascas de frutas e grãos. 

 

Leia também: O uso de capim elefante como insumo para produção de bioenergia

Quais os benefícios de utilizar a biomassa?

Como já mencionamos, trata-se de uma energia limpa. E por reaproveitar materiais que antes seriam rejeitados, é renovável. Nada se perde, tudo se transforma.

 

Dentre os impactos positivos ao planeta, é um tipo de energia que não contribui para o efeito estufa. Há, em sua produção, um balanço energético nulo. Ou seja, a emissão e absorção de CO₂ se equivale.

 

A biomassa também é uma energia de baixo custo e além de energia elétrica, também pode ser utilizada como uma alternativa à energia fóssil. Inclusive, nesse quesito há uma grande vantagem da biomassa. Devido à semelhança entre os motores e sistemas de produção da biomassa e daqueles utilizados na produção de combustíveis, existem oportunidades para a biomassa como um substituto para esses combustíveis poluentes (seja no transporte e na energia) no futuro próximo.

Tags :
Uncategorized
Share This :

Contato

Criado por: Coletivo Lift

Copyright © 2021. Todos direitos reservados.